segunda-feira , 25 março 2019
Novidades
Home » Informações » História da Chapada dos Veadeiros
História da Chapada dos Veadeiros

História da Chapada dos Veadeiros

Conheça a História da Chapada dos Veadeiros logo abaixo:

Os primeiros habitantes da Chapada dos Veadeiros que se tem informações foram os índios Crixás, Avá Canoeiros e Goyazes.

Por volta do ano 1730, começaram a chegar os primeiros bandeirantes, que tinham como missão mais importante levantar a Bandeira do Anhanguera. Vinham buscando o ouro dos riachos e criando as primeiras vilas e povoados. Traziam consigo escravos, que logo fugiram para os espaços entre as montanhas, onde constituíram comunidades que até hoje vivem afastadas e isoladas (kalungas), no lado norte do município de Cavalcante, cidade que foi eixo e matriz da ocupação de toda a Chapada dos Veadeiros.

No ano de 1952 os bandeirantes abriram as primeiras trilhas. O nome Chapada dos Veadeiros faz referências aos caçadores de veado do campo também chamado de veado-galheiro, veado-branco, suaçutinga e suaçuapara.

Em Alto Paraíso, o marco decisivo para o povoamento da região, foi no ano de 1750 através da implantação da propiedade do Senhor Francisco de Almeida. A Fazenda Veadeiros, passou a ser um núcleo de colonização, no qual foram se agrupando lavradores que se dedicaram ao cultivo de trigo, café e também a pecuária. Esta fazenda concerteza faz parte da História da Chapada dos Veadeiros.

Desde a decadência do ouro em 1780 até o fim do século XIX, nada ocorreu nestas paisagens que perturbasse a qualidade ou o caráter dos costumes rurais.

História da Chapada dos Veadeiros

No ano de 1892, radicais transformações no âmbito geográfico, político e social de toda a região do Brasil Central. Era a vinda da comissão exploradora do Planalto Central, comandada por Luíz Crulz e constituída por diversos pesquisadores que tinham como objetivo delimitar a área da futura capital do Brasil.

Em setembro de 1926 a Coluna Prestes que foi um movimento liderado por militares, que faziam oposição à República Velha e às classes dominantes na época atravessa a Chapada dos Veadeiros.

No ano de 1931, a serviço do correio aéreo nacional, o brigadeiro Lisias Rodrigues passava pela Chapada dos Veadeiros, vindo de SP em direção a Belém. Esta visita resultou na extraordinária obra literária “O roteiro do Tocantins“.

No ano de 1912 foi descoberta a primeira grande jazida de cristal-de-rocha da Chapada e o povoamento da região de São Jorge ocorreu em função da tentativa de exploração desse mineral, portanto vários acampamentos de garimpeiros acabaram se transformando em povoados e cidades.

História da Chapada dos Veadeiros

Com a inauguração da capital do Brasil – Brasília (1960) toda a região do entorno e consequentemente na história da Chapada dos Veadeiros, começaram a refletir as profundas mudânças desencadeadas a partir deste evento.

Por volta da década de 70 começaram a chegar novos habitantes às cidades da região. Eram pessoas que deixaram a rotina estressante das grandes cidades em busca de uma vida melhor mais calma no campo, chamado hoje de alternativos.

Fonte adaptada: Travessia Ecoturismo

Veja também

Colinas do Sul - Chapada dos Veadeiros

Colinas do Sul

Colinas do Sul é um município do estado de Goiás que se localiza-se próximo a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *